O Projeto Curare, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, retoma atendimentos a partir deste sábado (10), na Lagoa dos Pássaros, no Stiep. A iniciativa oferece atendimento psicológico e assistência social gratuito a pessoas que não podem custear o tratamento, em meio à campanha Janeiro Branco, que conscientiza sobre saúde mental.
As atividades acontecem aos sábados, das 8h às 12h, por ordem de chegada. No ano passado, cerca de 2 mil pessoas foram atendidas por 60 profissionais, incluindo psicólogos, psicanalistas, assistentes sociais, psicopedagogos e filósofos, estes últimos responsáveis por rodas de conversa.
O coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo, destaca que o projeto atende casos de ansiedade, depressão, luto, esgotamento e separações afetivas. “O Projeto Curare transforma o patrulhamento preventivo em acolhimento emocional, promovendo cuidado e prevenção social”, afirma.
O projeto funciona desde 2021 e, desde 2024, passou a se chamar Curare, palavra em latim que significa “tratar” ou “cuidar”. No atendimento, os pacientes passam por triagem com assistentes sociais antes de consultas individuais com psicólogos voluntários.