Um dos destinos mais procurados do verão baiano, Morro de São Paulo vai ganhar, a partir do dia 12 de janeiro, o Centro de Referência do Artesanato da Bahia: Tradição, Ancestralidade e Renda. A inauguração será realizada a partir das 14h, na Primeira Praia.
O novo espaço nasce com a missão de reconhecer e fortalecer o trabalho artesanal como um patrimônio cultural vivo e uma importante ferramenta de geração de renda. O Centro promete ser destino queridinho de baianos e turistas que desejam adquirir peças autorais para uso próprio, presente ou decoração, reunindo saberes ancestrais da Bahia por meio de uma diversidade de produtos confeccionados por artesãos e artesãs de Povos e Comunidades Tradicionais, como indígenas, quilombolas, comunidades de terreiro, pescadores artesanais e marisqueiras.
”O artesanato é trabalho, cultura e renda. Com essa loja em Morro de São Paulo, fortalecemos a inclusão produtiva, valorizamos os saberes tradicionais e ampliamos oportunidades para quem vive do fazer artesanal”, afirma o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos.
”A Loja do Artesanato da Bahia é um marco da nossa política pública. Ela materializa o tripé da promoção, qualificação e venda, consolidando a etapa mais importante: a geração de renda. Inaugurar esse espaço em Morro de São Paulo amplia vendas e oportunidades para povos e comunidades tradicionais”, acrescenta o coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia, Weslen Moreira.
Ao todo, a Loja Artesanato da Bahia exibirá obras de 50 artesãos e artesãs, provenientes de diversos territórios baianos, como Antônio Cardoso, Aratuípe, Banzaê, Cachoeira, Camaçari, Candeias, Coroa Vermelha, entre outros.