A pontualidade figura entre os principais diferenciais competitivos na aviação global e, neste contexto, o Brasil aparece entre os destaques noOn-Time Performance Review 2025, ranking que aponta as companhias aéreas mais pontuais do mundo. No levantamento elaborado pela Cirium, referência mundial em dados e análises de aviação, a Azul alcançou a 4ª posição global, com 85,18% de pontualidade, à frente de gigantes como Qatar Airways e Delta. A LATAM ficou em 7º lugar (82,40%). Pelo segundo ano consecutivo, a Aeromexico lidera o ranking global. A companhia mexicana atingiu 90,02% de voos no horário, considerando chegadas com até 14:59 minutos de atraso, o critério padrão da indústria.
De acordo com a Cirium, a pontualidade é calculada com base em partidas realizadas até 14 minutos e 59 segundos após o horário programado. O estudo, que chega à sua 17ª edição, reúne dados de centenas de fontes globais e avalia a capacidade dos aeroportos de manter eficiência mesmo diante de grande volume de tráfego, desafios operacionais e impactos climáticos ou regulatórios.
“Manter um desempenho pontual consistente exige planejamento sofisticado de rede, coordenação operacional e capacidade de recuperação rápida quando ocorrem irregularidades. Esses resultados refletem a disciplina operacional que define os principais desempenhos da aviação”, destaca Jeremy Bowen, CEO da Cirium
Aeroporto de Salvador
O Aeroporto de Salvador figura entre os 10 mais pontuais do mundo, na categoria de aeroportos pequenos, alcançando a oitava colocação global, com índice de pontualidade de 87,32% após a realização de 55.594 voos ao longo do ano. O resultado reforça a eficiência do terminal baiano e o posiciona entre os principais do mundo em regularidade de partidas. Ainda nessa categoria, o Aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, conquistou a terceira posição, com 89,67% de pontualidade em 58.303 voos.
No panorama geral do ranking, o Aeroporto Internacional de Santiago, no Chile, liderou entre os grandes aeroportos; Tocumen, no Panamá, foi o mais pontual entre os médios; e o Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo, em Guayaquil, no Equador, ficou no topo entre os pequenos.