Paris e a região da Île-de-France começaram a semana sob neve e frio intenso. Nesta segunda-feira (5), a Météo-France colocou toda a região em alerta laranja para neve e gelo. As primeiras nevascas tiveram início à tarde.
Na capital francesa, a previsão indica acúmulo entre 1 e 3 centímetros de neve. Em áreas mais afastadas, como os departamentos de Seine-et-Marne e Yvelines, o volume pode chegar a até 7 centímetros. As temperaturas negativas, que variaram entre -4°C e -5°C pela manhã, favorecem a rápida formação de gelo no solo.
O episódio faz parte de uma onda de frio que atinge o norte e o oeste da França. Em Paris, os termômetros devem registrar mínimas de até -3°C, enquanto na região metropolitana as temperaturas podem chegar a -6°C, especialmente em cidades como Meaux, na Seine-et-Marne, e Milly-la-Forêt, no Essonne.
Diante do frio intenso, o plano de grande frio foi acionado pelas autoridades locais, com medidas voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. As condições de trânsito seguem difíceis e devem permanecer assim até pelo menos terça-feira (6).
Após a passagem da neve, a Météo-France alerta para a formação de névoa congelante durante a madrugada de segunda para terça, principalmente no leste da Île-de-France, incluindo os departamentos de Seine-Saint-Denis, Essonne e Seine-et-Marne, o que pode aumentar os riscos nas estradas.