O grupo Cortejo Afro, o cantor Almério e a cantora Joana Terra serão os responsáveis por comandar a primeira edição do “Juntos na Casa | Encontros CCBB”, projeto que reafirma a Casa Rosa como um dos polos mais consistentes e dinâmicos da cena cultural de Salvador e que celebra a força da música brasileira por meio de encontros musicais memoráveis. A estreia do evento acontece no dia 23 de janeiro, a partir das 22h, e os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.
“Pensamos o Juntos na Casa como um encontro entre trajetórias e modos de fazer música que, em diálogo, iluminam a potência criativa da Bahia em relação ao Brasil. Curar esse projeto é pensar caminhos possíveis entre artistas que, mesmo vindos de lugares diferentes, partilham afinidades estéticas e um desejo de troca. É um gesto de continuidade do que acreditamos para uma cidade como Salvador, que se reconhece na sua própria diversidade”, destaca Rose Lima, curadora artística da Casa Rosa.
A abertura fica por conta do Cortejo Afro, grupo que há mais de três décadas constrói uma sonoridade própria a partir da fusão de ritmos africanos, percussão afro-baiana, elementos eletrônicos e pop, em um movimento que o próprio coletivo define como uma “revolução musical afro-baiana”. Parte fundamental do Bloco Cortejo Afro, idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta, o grupo elegantemente sofisticado é reconhecido pela força rítmica, pelas performances vibrantes e pela estética marcante.
Na sequência, sobe ao palco Almério, cantor e compositor pernambucano dono de uma voz intensa e interpretações de arrepiar. Em sua trajetória, o artista construiu uma linguagem própria ao misturar rock, pop, brega e reggae em canções que abordam temas como amor, saudade, tempo, espiritualidade e Carnaval.
A noite também brilhará com a participação de Joana Terra, cantora, compositora e violonista nascida em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Com uma obra marcada pela sensibilidade poética e pelo olhar feminino sobre o amor, os afetos e os processos de transformação da vida, Joana se destaca como uma artista que une música, poesia e identidade.