Delcy Rodríguez toma posse como presidente interina da Venezuela

Delcy Rodríguez toma posse como presidente interina da Venezuela

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 05/01/2026 às 17:08 / Leia em 2 minutos

A vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu a Presidência interina da Venezuela nesta segunda-feira, dia 5, após a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos no sábado, dia 3. A posse ocorreu em sessão da Assembleia Nacional, onde Delcy prestou juramento ao cargo.

A mudança no comando do Executivo venezuelano ocorre após uma operação militar conduzida pelos Estados Unidos, descrita pelo governo de Caracas como “um ataque de grande escala” contra o país, que resultou na captura de Maduro e de sua esposa. Horas depois da ação, o presidente americano Donald Trump afirmou, em entrevista coletiva, que os EUA passariam a governar a Venezuela até a conclusão de um processo de transição de poder.

No próprio sábado, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela determinou que Delcy Rodríguez assumisse a Presidência interina “de forma a garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da nação”. No dia seguinte, domingo, as Forças Armadas do país reconheceram formalmente Delcy como chefe de Estado.

Com a posse, Delcy Rodríguez se tornou a primeira mulher a ocupar o comando do Executivo na história da Venezuela. Ela já se manifestou publicamente exigindo “a libertação imediata” de Nicolás Maduro, a quem se referiu como “o único presidente da Venezuela”, além de condenar a operação militar conduzida pelos Estados Unidos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia