O Cortejo Afro abre a programação de verão da Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho, nesta segunda-feira (5), com ensaio marcado para as 21h. A apresentação contará com participações especiais do cantor Jau e do pernambucano Otto.
Conhecido pela forte identidade estética e musical, o grupo leva ao palco um espetáculo que une música, dança e performance, em diálogo entre a ancestralidade africana e a contemporaneidade. O repertório inclui canções autorais como “Ageumbó”, “Meu Barco Vai” e “Eu Sou Preto”, além de releituras da música brasileira, com base percussiva marcante.
Ver essa foto no Instagram
Tradicionalmente realizados às segundas-feiras, os ensaios do Cortejo Afro funcionam como uma prévia do Carnaval. Em 2026, o bloco terá como tema o Benin, país da África Ocidental, que será homenageado pela primeira vez.
A programação da Praça das Artes segue ao longo da semana com outros ensaios e shows. Nesta terça-feira (6), às 19h, o Olodum realiza a primeira Terça da Benção do ano. Cheiro de Amor se apresenta na quarta-feira (7), Samba Trator na sexta-feira (9) e Sampelô no sábado (10).
A Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba integra as ações culturais do Verão 2026 do Governo da Bahia e se consolidou como um dos principais espaços culturais do Centro Histórico de Salvador.