Quem é Adolpho Veloso, brasileiro que venceu Critics Choice Awards, além de “O Agente Secreto”

Quem é Adolpho Veloso, brasileiro que venceu Critics Choice Awards, além de “O Agente Secreto”

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Matt Winkelmeyer/Getty Images for Critics Choice Association

Publicado em 05/01/2026 às 08:55 / Leia em 2 minutos

Na noite de domingo (4), a 31ª edição do Critics Choice Awards não só consagrou o cinema brasileiro com “O Agente Secreto” como Melhor Filme de Língua Estrangeira, como também trouxe outro motivo de celebração para o País: a vitória de Adolpho Veloso, na categoria Melhor Direção de Fotografia.

Natural de São Paulo e com 37 anos, Veloso é um dos nomes mais promissores da cinematografia brasileira no cenário internacional. Com uma paixão precoce pelo cinema, que começou ainda na infância, ele estudou Cinema na FAAP e construiu uma carreira sólida que o levou a trabalhar em produções brasileiras e internacionais antes de alcançar o reconhecimento global.

A estatueta do Critics Choice veio pela sua contribuição no filme “Sonhos de Trem” (Train Dreams), produção disponível na Netflix que conquistou a crítica pela beleza e sensibilidade de sua estética visual.

Na premiação, Veloso superou concorrentes de peso na categoria e se tornou o primeiro brasileiro a vencer na categoria de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards, um marco para profissionais técnicos brasileiros no circuito internacional de premiações. Além disso, a vitória também impulsiona sua trajetória rumo ao Oscar 2026, já que Veloso figura como um dos fortes nomes cotados à indicação na principal premiação do cinema mundial.

A cerimônia, realizada em Santa Monica, nos Estados Unidos, consagrou também o longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, ao ganhar o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira, a primeira vez que um filme brasileiro conquista essa categoria no Critics Choice.

Embora Wagner Moura tenha sido indicado nas categorias de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme para Televisão, por “Ladrões de Drogas”, ele acabou não levando os troféus, mas a presença das indicações já reforçou a força da produção e do talento brasileiro na temporada de premiações.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia