A estudante baiana Maria Clara Dutra, de 19 anos, formada em escola pública no interior da Bahia, foi aprovada em sete universidades norte-americanas e embarca no dia 31 de janeiro para iniciar o curso de Engenharia de Computação na Augustana University, na Dakota do Sul. As informações são do g1 Bahia.
Natural de Itarantim, no sudoeste baiano, Maria Clara concluiu o ensino médio em 2023 no Colégio Estadual de Tempo Integral Adinália Pereira de Araújo. O interesse em estudar fora do Brasil surgiu ainda na adolescência, após assistir a vídeos sobre o processo de admissão em universidades dos Estados Unidos.
Além das aprovações internacionais, a estudante também foi aceita em instituições brasileiras como UFRJ, UFPR, PUC-RS, PUC-PR e PUC-MG, em cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Aeronáutica, mas optou por seguir o projeto acadêmico no exterior.
Para ingressar nas universidades americanas, Maria Clara passou por um processo seletivo que considera múltiplos critérios, como histórico escolar a partir do 9º ano, prova SAT, teste de proficiência em inglês (TOEFL), cartas de recomendação, atividades extracurriculares, participação em olimpíadas e redações pessoais.
A escolha pela Augustana University levou em conta o curso, o perfil da instituição e a bolsa de estudos oferecida, que cobre integralmente a anuidade. Os custos com moradia, alimentação e material acadêmico ficarão sob responsabilidade da família.
A estudante também recebeu propostas de instituições como Stetson University, na Flórida, e Loyola University, na Louisiana, mas decidiu pela universidade da Dakota do Sul, onde dará início à nova etapa da vida acadêmica.