O valor da tarifa de ônibus de Salvador será de R$ 5,90 a partir da próxima segunda-feira (5). O reajuste foi anunciado na tarde desta sexta-feira (2) pela prefeitura e é a menor taxa anunciada entre as capitais do país, cujo percentual de aumento do valor da passagem varia de 6% a 20%.
A nova tarifa será praticada ao longo de todo o ano de 2026, tanto pelos ônibus urbanos convencionais como pelos sistemas BRT e STEC. Vale ressaltar que, com o uso do Salvador Card, o passageiro pode utilizar até três destes modais, e também o Metrô, pagando apenas uma tarifa, graças à integração.
A Prefeitura de Salvador reforçou que tem feito investimentos robustos no setor, como, por exemplo, a renovação da frota com aquisição de novos e modernos veículos, a retomada de linhas que haviam sido canceladas por conta da integração com o metrô e criação de novos itinerários.
Estes investimentos seguirão nos próximos anos. Nesta semana, a gestão firmou um contrato no valor de R$ 264 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a aquisição de 300 ônibus Proconve-P8 (Euro VI). A iniciativa representa a maior aquisição simultânea de ônibus da história da capital baiana.
Os ônibus adquiridos seguem o mesmo padrão dos veículos atualmente em operação, com melhorias importantes para o conforto dos passageiros, como ar-condicionado mais potente e o retorno do letreiro traseiro, ampliando a informação e a visibilidade das linhas. A previsão é que 100% da frota seja climatizada nos próximos anos.
Esta renovação permanente garantiu que cerca de metade da frota de ônibus de Salvador já seja formada por veículos com ar condicionado. Além disso, a gestão municipal tem priorizado a aquisição de veículos com a tecnologia Euro VI, mais modernos e menos poluentes, ou seja, mais sustentáveis.
Em outubro do ano passado, a Prefeitura iniciou os testes com um novo modelo de ônibus 100% elétrico. Atualmente, Salvador conta com oito ônibus elétricos em operação e o maior eletroterminal de recarga pública do Brasil.
Retomada de linhas
A partir deste sábado (3), cinco novas linhas entram em operação na capital baiana. O atendimento às regiões de Itapuã e Praia do Flamengo será reestruturado com a criação de três novas linhas. Na Estação Pirajá, a readequação do sistema resultou na criação de dois novos atendimentos.
Entre as linhas retomadas ao longo do ano passado está a linha 1515 – Conjunto Pirajá x Ribeira. Outra reativação é a linha 1645 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba, parcialmente retomada com a ampliação da linha 1674-01 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Estação BRT Hiper.
Em setembro, diversas linhas passaram a ter incremento no número de viagens, chegando a um total de 41 viagens a mais em cerca de 16 delas, além da criação de três novas linhas filhas.