A companhia aérea Gol obteve autorização para operar no aeroporto de Lisboa durante a temporada de voos que vai de março a outubro. De acordo com o portal Melhores Destinos, a empresa brasileira garantiu 84 slots na capital portuguesa, sendo 42 autorizações para pousos e 42 para decolagens.
O pedido inicial apresentado pela Gol previa 584 slots, mas foi integralmente negado. A companhia permaneceu, no entanto, em uma espécie de lista de espera. Em uma etapa posterior do processo, reduziu a solicitação para 378 slots, o que resultou em uma aprovação parcial, com parte das autorizações ainda pendentes.
Em novembro, a empresa já havia conseguido autorização para operar no aeroporto do Porto, também em Portugal. Nesse caso, todos os slots solicitados foram concedidos.
A autorização para slots, contudo, não significa que os voos estejam confirmados. Trata-se apenas de uma manifestação de interesse, e a companhia pode desistir total ou parcialmente das autorizações para Lisboa, Porto ou outros aeroportos.
Caso as operações sejam efetivamente implementadas, a expectativa é que os voos sejam realizados com o Airbus A330, aeronave de corredor duplo que pode passar a integrar a frota da Gol ainda neste ano. O Grupo Abra, do qual a companhia brasileira faz parte, encomendou até sete aviões desse modelo.
Em nota, a Gol informou que “continuamente avalia oportunidades de expansão de sua malha aérea regional, nacional e internacional. Por ora, não há confirmação sobre voos da Companhia além dos aeroportos onde já opera ou anunciou. Novidades serão comunicadas ao mercado oportunamente.”
Além de Portugal, a empresa também analisa novas rotas internacionais. Em dezembro, foram feitos pedidos de slots para possíveis voos diretos do Brasil para Paris, no aeroporto Charles de Gaulle, Nova York, no JFK, e Orlando, utilizando o Airbus A330. Essas operações, se aprovadas, também podem ter início ainda neste ano, enquanto outros destinos internacionais seguem em estudo.