A Baía de Todos-os-Santos se transformou, mais uma vez, em cenário de devoção neste dia 1º de janeiro. Inaugurando o ano e o calendário de celebrações populares da Bahia em 2026, o tradicional cortejo do Bom Jesus dos Navegantes reuniu fiéis em um ato que mistura fé, cultura e esperança.
O ponto alto do dia foi a procissão marítima. A imagem do Senhor Bom Jesus embarcou na histórica galeota “Gratidão do Povo” no cais da Basílica da Conceição da Praia, no Comércio, cruzando as águas em direção à Ponta de Humaitá, na Ribeira.
Ver essa foto no Instagram
Por volta das 12h, a galeota atracou na Cidade Baixa, marcando um dos momentos mais emocionantes: o encontro da imagem do Senhor Bom Jesus com a de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Após o desembarque, as duas imagens seguiram em procissão terrestre. O cortejo percorreu a Rua da Boa Viagem, Rua Rio São Francisco, Rua Rio Jacuípe e Rua da Imperatriz, retornando ao Largo da Boa Viagem para o encerramento dos ritos.
Neste ano, a devoção trouxe como tema central “Com o Bom Jesus dos Navegantes e a Mãe da Boa Viagem, sejamos construtores de paz, família unida e Igreja missionária”.
Enquanto a procissão marítima acontecia, fiéis que aguardavam na Ribeira participaram de uma Missa Campal na Praça da Boa Viagem, realizada às 10h30, em ação de graças pelo novo ano e em memória dos devotos falecidos.