Salvador contará com restaurantes populares exclusivos e transporte gratuito para ambulantes durante o Carnaval de 2026. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29), pelo prefeito Bruno Reis. As medidas já estão em vigor no Festival Virada Salvador e passam a integrar a política permanente de apoio aos trabalhadores informais em grandes eventos da cidade.
De acordo com o chefe do executivo municipal, as ações integram um conjunto de medidas voltadas à promoção do trabalho digno e fazem parte de uma estratégia que utiliza o Festival da Virada como laboratório para políticas públicas que serão ampliadas no Carnaval.
“Nós assumimos o compromisso com o trabalho decente no Carnaval, firmamos um pacto e resolvemos antecipar esses compromissos já aqui no Festival da Virada, que funciona como um teste. Está dando tudo certo. Vamos implementar o restaurante popular tanto no circuito do Campo Grande quanto no circuito Barra-Ondina, garantir transporte gratuito durante praticamente os dez dias de Carnaval, além de outras ações, como locais para banho, recarga de maquininha para Pix e todo o apoio aos catadores, para que possam trabalhar com dignidade, garantir o sustento de suas famílias e ter dias melhores”, afirmou Bruno Reis.
A vice-prefeita Ana Paula Matos destacou a importância do cuidado com os trabalhadores informais durante grandes eventos. “Esse trabalho é fundamental. É a oportunidade de cuidar dos ambulantes e permitir que eles atuem com mais tranquilidade. Pensamos em várias estratégias, como a passagem de ônibus, para que não precisem dormir no local de trabalho, além da alimentação, que traz ainda mais segurança e tranquilidade para eles”, ressaltou.