Bahia é estado nordestino que mais recebeu turistas estrangeiros em 2025, diz pesquisa

Bahia é estado nordestino que mais recebeu turistas estrangeiros em 2025, diz pesquisa

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Daniel Meira

Publicado em 29/12/2025 às 15:46 / Leia em 3 minutos

A Bahia se consolidou em 2025 como o estado nordestino que mais recebe turistas estrangeiros, segundo dados da Embratur e da Polícia Federal. De janeiro a novembro, 187,9 mil visitantes internacionais passaram pelo território baiano, número recorde e superior em mais de 50% ao registrado no mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 125,1 mil turistas do exterior.

O desempenho colocou os aeroportos da Bahia como porta de entrada de 43,7% de todos os visitantes estrangeiros que escolheram o Nordeste como destino. O resultado é o melhor desde 2019, ano em que o estado recebeu, ao longo de 12 meses, 152 mil turistas internacionais.

O avanço no turismo internacional acompanha o crescimento geral do setor no estado. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre janeiro e outubro de 2025, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 7,4%, acima da média nacional, que ficou em 5,3% no mesmo período, na comparação com 2024.

Segundo o governo estadual, os números refletem ações da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), com investimentos em infraestrutura, promoção de destinos, capacitação profissional e ampliação da malha aérea. Ao longo do ano, a pasta participou de 106 feiras e roadshows no Brasil e no exterior e capacitou mais de nove mil operadores e agentes de viagens nacionais e internacionais.

Atualmente, a Bahia mantém voos diretos para Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Lisboa, Madri e Paris, além de conexões com os principais polos emissores de turistas do Brasil. O voo Paris–Salvador, operado pela Air France, completou um ano com 89 mil passageiros transportados. A partir de janeiro, o estado volta a contar com a rota Panamá–Salvador, da Copa Airlines, que amplia as conexões com outros países das Américas.

Em 2025, a Bahia também foi reconhecida como o melhor destino do país para o turismo de eventos. Mais de dois mil festivais, congressos, seminários, celebrações culturais e religiosas e competições esportivas receberam apoio da Setur-BA ao longo do ano.

Entre as obras destacadas estão a reabertura do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Candeias, após restauração do patrimônio arquitetônico e do acervo, com investimento de R$ 42 milhões, e o avanço da segunda etapa de requalificação da Feira de São Joaquim, em Salvador, que ganhou 157 novos boxes, em um projeto orçado em R$ 45,5 milhões.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia