A iluminação do Festival Virada Salvador 2026 recebeu reforço de infraestrutura elétrica e tecnologia de videomonitoramento para garantir mais segurança e conforto ao público. A operação especial é realizada pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), da Prefeitura de Salvador, na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio, onde o evento acontece até o dia 31 de dezembro. O festival teve início no último sábado (27).
Como parte da estrutura montada para os dias de festa, foi instalada uma central de videomonitoramento na base da Dsip dentro da arena. Ao todo, 75 câmeras da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) acompanham, em tempo real, 24 zonas de iluminação, abrangendo áreas internas e externas do espaço. O sistema permite identificar falhas, monitorar os pontos de luz e acionar rapidamente as equipes técnicas responsáveis pela manutenção.
De acordo com o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, o uso da tecnologia amplia a capacidade de resposta das equipes durante o evento. Segundo ele, a central de monitoramento possibilita uma visão integrada de toda a área iluminada, facilitando ajustes e intervenções imediatas sempre que necessário, para assegurar o funcionamento contínuo do sistema de iluminação.
Para atender à demanda do festival, a Dsip implantou mais de 1.350 projetores de reforço, além da instalação de 160 postes e cerca de 15 quilômetros de rede elétrica. A operação envolve 155 profissionais, responsáveis pela montagem e pela operação do sistema, com equipes atuando em regime de plantão ao longo de todo o período do evento.
A cobertura do Festival Virada Salvador 2026 é uma realização do Alô Alô Bahia com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.