O corpo de Mãe Carmen de Oxaguian, ialorixá do Terreiro do Gantois, foi enterrado neste sábado (27) no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, cercado de cânticos, orações e homenagens.
A cerimônia começou com um Pai-Nosso e a música “Como É Grande O Meu Amor por Você”, de Roberto Carlos, seguida por cânticos em iorubá que pediam ao espírito da líder religiosa uma passagem iluminada para o Orum (céu).
Mãe Carmen, que morreu na madrugada de sexta-feira (26), aos 98 anos, foi sepultada em um jazigo próximo ao de Mãe Menininha e Mãe Stella de Oxóssi. Centenas de pessoas, vestidas de branco, acompanharam a despedida em silêncio e respeito, reforçando o legado da ialorixá para a religião e a sociedade baiana.
Entre os presentes estava Nizan Guanaes, publicitário e fundador da N Ideias, que participou da cerimônia como filho de santo. Ele destacou a dedicação de Mãe Carmen à liderança do terreiro e o carinho com os frequentadores: “Ela foi uma líder espiritual muito especial e dedicada, além de uma grande administradora. Ela já deixa muita saudade”, afirmou.
Veja mais notícias no @sitealoalobahia.