O prefeito de Salvador, Bruno Reis, prestou homenagem à ialorixá Mãe Carmen do Gantois, que morreu nesta sexta-feira (26), destacando o legado espiritual, cultural e humano deixado por uma das mais importantes lideranças religiosas da Bahia. Em publicação nas redes sociais, o gestor municipal lamentou a perda e ressaltou a trajetória marcada pela sabedoria, pela ancestralidade e pelo cuidado com as pessoas.
“Com profundo pesar, Salvador se despede de Mãe Carmen do Gantois, uma mulher de muita sabedoria e amor ao próximo, cuja trajetória deixa um legado imenso de preservação da ancestralidade e de cuidado com as pessoas. Mãe Carmen seguirá como luz a guiar caminhos e a fortalecer nossa cidade, seguindo os passos de sua Mãe. Meus sentimentos à família, aos filhos e filhas de santo e a toda a comunidade do Gantois”, escreveu Bruno Reis.
Ver essa foto no Instagram
A morte de Mãe Carmen mobilizou manifestações de pesar desde as primeiras horas do dia. Mais cedo, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; a cantora Maria Bethânia e outras personalidades da política, da cultura e das religiões de matriz africana já haviam se manifestado nas redes sociais, exaltando a importância da ialorixá como guardiã de uma tradição ancestral e referência de espiritualidade, acolhimento e resistência.
Reconhecida nacionalmente, Mãe Carmen teve papel fundamental na preservação do o Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais do candomblé no Brasil, e construiu ao longo de décadas uma trajetória marcada pelo diálogo, pela fé e pelo respeito às tradições afro-brasileiras.