A cantora Maria Bethânia usou suas redes sociais nesta sexta-feira (26) para prestar uma homenagem emocionada a Mãe Carmen do Gantois, que morreu, aos 96 anos, em Salvador. No Instagram, Bethânia publicou uma foto em que aparece ao lado do irmão Caetano Veloso no palco de sua última turnê conjunta, com a imagem de Mãe Carmen projetada ao fundo. Na legenda, escreveu apenas: “Profunda reverência”, palavra que resume o profundo respeito que sempre teve pela ialorixá.
Filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, uma das figuras mais emblemáticas do candomblé brasileiro, Mãe Carmen, cujo nome civil era Carmen Oliveira da Silva, liderou o histórico Terreiro do Gantois, na capital baiana, desde 2002, continuando o legado religioso e cultural de sua família. Ela foi iniciada no candomblé ainda criança e dedicou a vida à preservação das tradições de matriz africana, à promoção de ações comunitárias e ao diálogo inter-religioso até seus últimos dias.
O Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais do Brasil, sempre manteve forte ligação com artistas da música popular brasileira e a relação entre Bethânia e a casa religiosa remonta a décadas. A cantora baiana frequentemente se referiu à espiritualidade do terreiro como fonte de inspiração e proteção, e sua conexão com Mãe Carmen foi marcada por encontros em Salvador e por momentos públicos em que celebrou a ancestralidade afro-brasileira.
Ver essa foto no Instagram
Mãe Carmen também recebeu ao longo da vida diversas homenagens e reconhecimentos por sua contribuição religiosa e cultural, incluindo distinções pela preservação do patrimônio imaterial e intercâmbio cultural com instituições do Brasil e do exterior.
Ainda na manhã desta sexta-feira, outras personalidades e autoridades já começaram a registrar suas condolências pela morte de Mãe Carmen. Entre as homenagens estão mensagens de figuras como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o prefeito de Salvador, Bruno Reis, a jornalista e atriz Maíra Azevedo, a Tia Má; Pedro Tourinho; e o colunista Bruno Astuto, que, nas redes sociais, lembraram a importância da ialorixá para a cultura e para a fé no Brasil.