O Festival Giro Conecta realiza, entre 15 e 18 de janeiro, uma série de apresentações musicais no pátio do Palácio da Aclamação, em Salvador, espaço que será a sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Salvador). A programação reúne artistas brasileiros e convidados da África e da América Latina, com foco na troca cultural e no diálogo entre diferentes territórios do Sul Global.
A cada noite, um artista ou coletivo brasileiro recebe músicos internacionais para shows colaborativos. No dia 15 de janeiro, Magary Lord convida o angolano Yuri da Cunha. Em 16 de janeiro, Jota Pê divide o palco com Mayra Andrade, de Cabo Verde. A programação do dia 17 de janeiro reúne RDD, Tássia Reis e Larissa Luz, com participação da colombiana Goyo. O encerramento, em 18 de janeiro, fica por conta de Chico César e Aguidavi do Jêje, que recebem Mario Lucio, também de Cabo Verde.
Além dos shows principais, o festival promove afters com DJs convidados em todas as noites, ampliando a proposta de integração musical e cultural entre os países participantes.
O Giro Conecta é um desdobramento da plataforma homônima, criada com o objetivo de fortalecer redes de projetos artísticos da América Latina e da África, estimulando intercâmbios e parcerias entre criadores desses territórios.
Os ingressos começam a ser vendidos nesta segunda-feira, pela plataforma Sympla. O festival é uma produção da Giro Planejamento Cultural, com patrocínio da BB Seguros, e uma realização do CCBB Salvador, por meio do Ministério da Cultura.