Milhares de fiéis reservaram a última sexta-feira do ano, nesta sexta (26), para subir a Colina Sagrada, em Salvador, e participar das celebrações dedicadas ao Senhor do Bonfim. A data, tradicionalmente conhecida como Sexta-feira da Gratidão, marca o momento de agradecimento pelo ano que se encerra.
Para atender os devotos que chegam de diversas regiões da Bahia, do Brasil e do exterior, o Santuário montou uma programação especial com 13 missas celebradas de hora em hora, das 5h às 18h. Durante a visita, muitos fiéis mantêm a tradição de amarrar as fitinhas coloridas em grades e corrimãos da Basílica, gesto simbólico associado aos pedidos para o ano seguinte.
Ver essa foto no Instagram
Autoridades baianas também prestigiaram as celebrações. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou da missa das 6h. Já o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) esteve presente na celebração das 11h, acompanhado da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, do ex-prefeito ACM Neto, além de secretários municipais, vereadores, deputados e lideranças políticas.
A celebração foi presidida pelo padre Edson Menezes, reitor do Santuário. Durante a visita, o prefeito destacou o caráter simbólico da data. “Última sexta-feira do ano, sexta-feira da gratidão, dia de agradecer a Deus por tudo e por ter abençoado nossa cidade. Viemos agradecer ao Senhor do Bonfim e pedir que ele continue iluminando e protegendo Salvador”, afirmou Bruno Reis.
Veja mais notícias no @sitealoalobahia.