Com 40°C, Rio registra quase 450 atendimentos por dia devido ao calor intenso

Com 40°C, Rio registra quase 450 atendimentos por dia devido ao calor intenso

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Tomaz Silva/Agência Brasil

Publicado em 26/12/2025 às 17:53 / Leia em 2 minutos

O calor intenso na cidade do Rio de Janeiro provocou quase 450 atendimentos diários nas unidades públicas de saúde nos últimos três dias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 23 e 25 de dezembro, a rede de urgência registrou 1.347 atendimentos, com sintomas como tontura, fraqueza, desmaios e queimaduras solares.

Desde a tarde da véspera de Natal (24), a capital fluminense está no Estágio 3 de calor, numa escala que vai até 5. Nesse nível, as temperaturas variam entre 36°C e 40°C, com previsão de permanência ou aumento por pelo menos três dias consecutivos. Na sexta-feira (26), a temperatura máxima prevista é de 40°C, marcando o terceiro dia com termômetros acima de 40°C em quatro dias.

No âmbito estadual, o governo alertou os 92 municípios sobre os riscos do calor excessivo. Entre 20 e 25 de dezembro, as unidades de pronto atendimento (UPAs) do estado registraram 942 atendimentos relacionados ao calor. A previsão é de temperaturas ainda mais altas no domingo, podendo chegar a 41°C, com chuvas isoladas apenas a partir de terça-feira.

As autoridades reforçam orientações para beber bastante água, evitar exposição prolongada ao sol e redobrar cuidados com crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde. Na prática, o calor tem impactado o cotidiano da população. Trabalhadores que atuam ao ar livre, como José Otávio do Amaral Furtado, vendem água mineral e gelo na região da Central do Brasil. “É muito cansativo enfrentar o sol desse jeito, de 40°C. O Rio está um massacre”, comentou.

Mesmo para quem busca se proteger, o calor é intenso. A aposentada Luiza Helena da Cruz, de 69 anos, caminha com sombrinha aberta para amenizar a exposição ao sol escaldante.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia