A última sexta-feira de 2025, celebrada no dia 26 de dezembro, será marcada pela tradicional Sexta-feira da Gratidão no Santuário do Senhor do Bonfim, em Salvador. A data reúne milhares de fiéis e turistas que sobem a Colina Sagrada para agradecer pelas graças alcançadas ao longo do ano.
Para atender ao grande fluxo de devotos, a basílica preparou uma programação especial, com missas celebradas de hora em hora. A primeira acontece às 5h da manhã, e as celebrações seguem até as 18h, totalizando 13 missas ao longo do dia.
Além do caráter religioso, a sexta-feira também será dedicada à solidariedade. O reitor do Santuário, padre Edson Menezes, convocou os fiéis a transformarem o agradecimento em gesto concreto, com doações de alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal.
“Dia 26 todos subiremos a Colina Sagrada para agradecer ao Senhor do Bonfim. Agradecimento se faz com gesto concreto, portanto traga a sua doação”, afirmou o pároco.
O ciclo de celebrações continua na semana seguinte. A primeira sexta-feira de 2026, no dia 2 de janeiro, será dedicada à Sexta-feira da Proteção, quando os fiéis vão ao Santuário para pedir bênçãos e proteção para o novo ano. Os horários das missas desta data ainda serão divulgados pela administração do Bonfim.