Bolsonaro conclui cirurgia de hérnia em Brasília; ‘Sucesso’, diz Michelle

Bolsonaro conclui cirurgia de hérnia em Brasília; ‘Sucesso’, diz Michelle

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 25/12/2025 às 14:13 / Leia em 2 minutos

Terminou no início da tarde desta quinta-feira (25), feriado de Natal, a cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O procedimento foi realizado no hospital DF Star, em Brasília, e teve duração aproximada de 3h30.

Bolsonaro foi submetido a uma operação para tratamento de uma hérnia inguinal bilateral, além de um procedimento para controle de crises de soluço. A intervenção foi confirmada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que utilizou as redes sociais para atualizar o quadro de saúde do marido.

“Cirurgia finalizada com sucesso. Sem intercorrências. Agora é aguardar o retorno da anestesia”, publicou Michelle. Ela também compartilhou uma foto da equipe médica, a quem agradeceu chamando de “Anjos”.

A cirurgia corrigiu uma hérnia inguinal bilateral. O quadro ocorre quando tecidos do interior do abdômen saem por um ponto fraco da parede muscular, formando um abaulamento na virilha.

No caso do ex-presidente, o problema afetava os dois lados, o que pode causar dor e desconforto ao realizar esforços.

Além disso, a equipe médica realizou um bloqueio do nervo frênico. O procedimento, geralmente guiado por ultrassom e com anestesia local, visa reduzir temporariamente a atividade do nervo que controla o diafragma.

O objetivo é interromper os soluços persistentes, uma das principais queixas de saúde de Bolsonaro, que já não respondiam a tratamentos comuns.

A internação ocorre sob custódia. Jair Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses em regime fechado por tentativa de golpe e está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília.

A transferência para o hospital, realizada na quarta-feira (24), e a realização da cirurgia foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na última terça (23). A decisão foi baseada em uma perícia médica oficial que constatou a necessidade dos procedimentos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia