Salvador estampa capa da Veja São Paulo com boom no turismo e na gastronomia

Salvador estampa capa da Veja São Paulo com boom no turismo e na gastronomia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Betto Jr./Veja SP

Publicado em 24/12/2025 às 12:42 / Leia em 3 minutos

Salvador é a protagonista da semana na imprensa do Sudeste. Com a manchete “Axé, Bahia!”, a revista Veja São Paulo dedica a capa de sua edição atual ao momento de efervescência cultural, gastronômica e turística vivido pela capital baiana, definida pela publicação como “a ponte mais quente deste verão” entre Salvador e São Paulo.

A reportagem aponta um cenário de crescimento expressivo: a expectativa é de um verão histórico, com a chegada de 3,6 milhões de visitantes — alta de 15% em relação ao ano anterior. Apenas para o período de Natal e Réveillon, a cidade aguarda cerca de 291 mil turistas.

Salvador na capa da revista Veja São Paulo

Assinado pela redatora-chefe Alice Granato e pela repórter Luana Machado, o texto destaca que o movimento vai além do turismo. Segundo a revista, paulistanos também têm desembarcado na capital baiana com interesse em investir, impulsionados pela valorização de áreas estratégicas da cidade.

Entre os principais destaques está a revitalização do Centro Histórico, especialmente a Rua Chile e seu entorno, que se consolidaram como um polo de experiências sofisticadas, reunindo hotéis de charme, restaurantes e rooftops com vista para a Baía de Todos-os-Santos. Nesse contexto, o Palacete Tira-Chapéu é citado como um dos novos ícones da cidade, celebrando seu primeiro Réveillon após a reabertura.

A Veja SP também posiciona Salvador como um destino gastronômico maduro e disputado. A reportagem menciona nomes de peso à frente das cozinhas locais, como os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Grupo Origem, além da expansão da Chef Preta, que agora soma seis operações na capital, três delas na Rua Chile. O cenário se completa com a chegada do chef francês Claude Troisgros, responsável pelo restaurante Pala 7, no Tira-Chapéu.

No campo cultural, a publicação ressalta novos equipamentos que vêm redesenhando o roteiro turístico, como a Cidade da Música, a Galeria Modelo e a Casa das Histórias, no Comércio. Nas artes visuais, são recomendadas exposições de Vik Muniz e Zéh Palito, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), e “Alafiou”, de Alberto Pitta, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). O artista, inclusive, assina as intervenções artísticas da edição, fotografada por Betto Jr.

Clique aqui e confira a reportagem da Veja São Paulo sobre Salvador!

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia