O bar localizado no edifício O Passo, em Salvador, onde funciona o ateliê do artista Vik Muniz, foi eleito um dos melhores bares domésticos de 2025 pela revista americana ELLE Decor. O espaço integra a prestigiada seleção The Best Home Bars of 2025, que reúne projetos considerados referência internacional em design, conceito e experiência.
Assinado pela Toca, o bar ocupa a área de eventos da casa do artista e se destaca pela combinação entre sofisticação e identidade brasileira. Um dos principais elementos do projeto é a instalação com garrafas de cachaça — a aguardente típica feita a partir da cana-de-açúcar — aromatizadas com ervas pelo próprio Vik Muniz. Ex-bartender nos anos 1980, quando trabalhou no Palladium, em Nova York, o artista ainda prepara drinques durante jantares e encontros com amigos no local.
Ver essa foto no Instagram
Ao apresentar os destaques do ano, a ELLE Decor afirma que o bar em casa voltou a ocupar um lugar central no imaginário do luxo contemporâneo. Mais do que ter acesso aos espaços mais disputados, o verdadeiro privilégio, segundo a publicação, é transformar a própria casa em destino, um ponto de encontro para receber, celebrar e compartilhar experiências.
Além do bar baiano, a seleção da ELLE Decor inclui projetos espalhados por diferentes cidades do mundo. Em Milão, um apartamento ganhou um bar sob medida depois que o morador convidou o estúdio Gilles & Boissier, designers favoritos de seu pai, para reimaginar o imóvel. Instalado na sala de estar, o bar é revestido em latão com tampo espelhado e acompanhado de banquetas personalizadas estofadas com tecido da Dedar, além de um lustre da Apparatus, que completa a atmosfera elegante do espaço.

Nos Estados Unidos, um dos destaques está na casa do ex-embaixador norte-americano Trevor Traina, em Jackson Hole. Em meio a um cenário nevado, o bar ao ar livre funciona em uma espécie de anexo embutido em uma das paredes externas da residência. O espaço abriga um bar italiano de meados do século 20, comprado por Alexis Traina, esposa do diplomata, para a antiga residência do casal em Viena. Após a mudança, a peça foi transportada para Jackson Hole e decorada com objetos austríacos, criando um ambiente que mistura memória afetiva e design.
Em Los Angeles, os designers Christie Ward e Staver Gray, do estúdio Ward + Gray, projetaram o bar de uma casa de meados do século 20 para uma família de quatro pessoas. A inspiração veio do estilo Art Déco, em referência a Miami — cidade onde os proprietários se conheceram e que é conhecida por sua arquitetura característica. O espaço conta com um lustre inspirado em folhas de palmeira e banquetas revestidas com tecido da Clarence House.

Outro projeto citado pela revista é o Copake Barns, no interior do estado de Nova York. O local reúne quatro celeiros de madeira transformados em uma propriedade voltada ao entretenimento. No conjunto, a designer Jess Cooney assinou o bar da casa de hóspedes, apostando em banquetas giratórias da Baker/McGuire e em uma estética acolhedora, pensada para receber visitantes.
A lista inclui ainda um sobrado em Manhattan, reformado pelo designer Cliff Fong após uma tempestade danificar a estrutura original. O projeto mostra que nem todos os bares precisam ocupar posição central na casa: neste caso, o espaço foi discretamente instalado sob a escada que leva à biblioteca.