Arquitetos e designers de interiores se reuniram no último dia 27 de novembro, em Salvador, para a cerimônia do Prêmio Núcleo Destaque, promovido pelo Núcleo de Decoração da Bahia. O evento, realizado na Casa Pia de São Joaquim, premiou nove projetos e teve como um dos principais destaques a arquiteta Lais Galvão, que venceu em duas categorias.
Natural de Salvador, Lais foi premiada nas categorias Residencial Apartamento até 100 m² e Comercial, imprimindo sua identidade em ambos os projetos por meio da leveza, do uso de materiais naturais e da valorização do conforto e da funcionalidade.

Arquiteta baiana Lais Galvão vence duas categorias no Prêmio Núcleo Destaque com projetos em Salvador
No projeto residencial, um apartamento decorado desenvolvido para um empreendimento na Pituba, a arquiteta apostou em paredes revestidas em madeira, criando um ambiente acolhedor e sofisticado, complementado pelo uso de mármore como elemento de destaque visual. Já no projeto comercial, uma loja de adegas no Caminho das Árvores, a marcenaria ganha protagonismo ao reproduzir na fachada o padrão estrutural interno das adegas, proporcionando uma experiência estética e sensorial desde a entrada.
Segundo Lais, o conceito de refúgio norteou o desenvolvimento dos dois trabalhos. “A gente quis fazer os espaços mais confortáveis e acolhedores possíveis, sempre apoiados em conceitos como a biofilia, conectando as pessoas aos elementos da natureza”, explica. Apesar de se tratarem de projetos distintos — um de construção e outro de reforma —, ambos tiveram como desafio a criação de ambientes voltados ao bem-estar.

Arquiteta baiana Lais Galvão vence duas categorias no Prêmio Núcleo Destaque com projetos em Salvador
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lais Galvão iniciou sua trajetória profissional no escritório de David Bastos, onde atuou por nove anos antes de abrir o próprio estúdio. “Minha base veio deles. David, Caio Bandeira e Tiago Martins marcaram meu conhecimento e minha forma de projetar”, afirma.
Ao falar sobre sua identidade profissional, a arquiteta destaca a importância da autenticidade. “Eu projeto a minha verdade, o que eu acredito. Isso deixa tudo mais verdadeiro e sólido”, diz. Entre os planos futuros, Lais aponta o interesse pelo design de mobiliário e pelo fortalecimento do papel social da arquitetura.
Para os novos profissionais que chegam ao mercado, o conselho é direto: “Buscar a própria verdade, acreditar no que faz e estar sempre aberto a aprender”, conclui.