Após percorrer o país com o lançamento do livro “Coisa de Rico”, novo best seller brasileiro, o antropólogo Michel Alcoforado escolheu Salvador para passar a virada do ano. Ele vem acompanhado da esposa, a advogada baiana Hannetie Sato para descansar e aproveitar a temporada para rever amigos e fazer o circuito gastronômico e cultural.
Ele chegará na capital baiana logo após o Natal. O Réveillon do casal será no Centro Histórico, local que Alcoforado frequenta antes mesmo da chegada dos hotéis cinco estrelas. Michel esteve em Salvador em novembro deste ano para o evento do Alô Alô Bahia, no Palacete Tira-Chapéu.
No evento, o antropólogo defendeu que dinheiro, sozinho, não garante status. Disse que riqueza depende, também, de ser reconhecido como alguém que pertence a esse universo. Para ele, é preciso convencer os outros, caso contrário o indivíduo não acessa convites, espaços sociais e privilégios simbólicos associados ao grupo. “A vida do rico é duríssima”, brincou. Relembre mais sobre o evento aqui.
Carreira
Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e fundador da consultoria Consumoteca, Michel ficou conhecido como o “antropólogo do luxo” ao estudar o impacto do consumo na vida dos brasileiros.
O antropólogo, que também é host do podcast É Tudo Culpa da Cultura e comentarista da rádio CBN, explica que sua pesquisa analisa como a desigualdade social brasileira é mantida e reproduzida.
Lançado em agosto de 2025, o livro “Coisa de Rico” rapidamente se tornou um fenômeno, permanecendo entre os 10 mais vendidos da Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos de Não Ficção Trade por algumas semanas. A obra é fruto de uma pesquisa de longa data do autor. Reconhecido como o “antropólogo do luxo”, Alcoforado passou 15 anos pesquisando o comportamento da elite brasileira, observando de perto como ela vive, consome e se comunica.