O documentário “Ilê AIyê: A Casa do Mundo”, que conta com coordenação e reportagem de Ricardo Ishmael, venceu o Prêmio Rede Globo na categoria “Melhor Programa Especial ou de Temporada”. Através das redes sociais, o jornalista compartilhou registros dos bastidores da produção e mostrou que levou o troféu para a sede do bloco afro.
“Hoje o Troféu de 1º Lugar do Prêmio Rede Globo 2025 – Categoria Melhor Programa Especial – foi levado à sede do Ilê Aiyê na Senzala do Barro Preto. Foi recebido carinhosamente pelo bloco, a quem ele também pertence. Um encontro lindo e potente, como o próprio Mais Belo dos Belos”, celebrou Ricardo.
Sobre a obra
Com roteiro assinado pelo jornalista Alexandre Lyrio, “Ilê AIyê: A Casa do Mundo” reúne registros inéditos e relembra a trajetória da entidade, que é símbolo da cultura baiana no mundo e da resistência do povo preto. Entre as personalidades que participam do documentário, estão nomes como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Lazzo Matumbi, Carlinhos Brown, Mãe Hildelice e Vovô do Ilê. Lázaro Ramos e Taís Araújo também fazem parte do elenco, com narrações de trechos.
Além de exaltar o legado do “Mais Belo dos Belos”, a obra também destaca o protagonismo das mulheres do Ilê, especialmente Mãe Hilda de Jitolu, mãe de Vovô e ialorixá do terreiro Ilê Axé Jitolu. Falecida em 2009, ela foi a mentora do bloco e de todos os projetos sociais desenvolvidos pela entidade.
View this post on Instagram