Lula convida Gustavo Feliciano para assumir Ministério do Turismo após saída de Celso Sabino

Lula convida Gustavo Feliciano para assumir Ministério do Turismo após saída de Celso Sabino

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações do g1

Reprodução/Governo da Paraíba

Publicado em 19/12/2025 às 08:30 / Leia em 3 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o deputado Gustavo Feliciano para assumir o Ministério do Turismo no lugar de Celso Sabino. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto nesta quinta-feira (18). Indicado pelo União Brasil, Feliciano aceitou o convite.

A saída de Celso Sabino foi anunciada por Lula ao final da reunião ministerial realizada na quarta-feira (17), segundo fontes do governo. A mudança ocorre após o União Brasil expulsar Sabino da legenda e solicitar ao Planalto a retomada do comando da pasta.

Na quinta-feira (18), Lula recebeu no Palácio do Planalto o líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas (MA), Gustavo Feliciano, o pai do indicado, deputado Damião Feliciano (PB), além do deputado e ex-ministro Juscelino Filho (MA). O encontro durou cerca de 30 minutos e teve como objetivo formalizar o convite para que Feliciano assuma o ministério.

A expectativa é que a posse ocorra na próxima semana, provavelmente na terça-feira (23). Apesar do anúncio, a troca ainda não foi oficializada no Diário Oficial da União.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comemorou a indicação do conterrâneo e afirmou que o turismo ganha “um guia competente”. “O cargo está com o ministro de Estado certo. Quem vem da Paraíba sabe receber, sabe cuidar e sabe mostrar o melhor do Brasil ao mundo”, disse.

Mudança no ministério

Damião Feliciano é um dos coordenadores da bancada evangélica e da bancada negra na Câmara dos Deputados. A escolha do nome para ocupar a vaga deixada por Sabino foi negociada com a ala governista do União Brasil. Segundo interlocutores do Planalto, a indicação de um representante ligado à bancada evangélica é vista como mais um gesto do presidente Lula em direção a esse segmento do eleitorado.

Celso Sabino foi expulso do União Brasil no fim do mês, após dirigentes da sigla entenderem que ele cometeu infidelidade partidária ao permanecer no comando do ministério contra a orientação da cúpula do partido. Após a decisão, a legenda solicitou ao governo a devolução do cargo, em negociação conduzida com a ala política do Planalto.

A saída de Sabino do governo foi comunicada depois do encerramento da reunião ministerial na Granja do Torto. O ex-ministro deve disputar uma vaga no Senado nas eleições do próximo ano.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia