A escritora e ativista antirracista Carla Akotirene passou a integrar a Powerlist BANTUMEN 100, iniciativa que reconhece as 100 pessoas negras mais influentes nascidas em países de língua portuguesa. O anúncio foi feito no último dia 6 de dezembro, em Lisboa.
Esta é a segunda vez que Akotirene é indicada na categoria Acadêmica, em uma lista que destaca personalidades com forte impacto nas áreas da cultura, ciência, ativismo e empreendedorismo.
Em entrevista à AfroTV, a escritora celebrou o reconhecimento e ressaltou o caráter coletivo da conquista. “Recebo com alegria e senso de responsabilidade o reconhecimento da Powerlist BANTUMEN 100. Integrar uma iniciativa que conecta trajetórias negras reafirma a potência do nosso pensamento, da nossa produção intelectual e das nossas lutas. Um reconhecimento coletivo, fruto de uma história de resistência e compromisso com a transformação social”, disse Akotirene.
A Powerlist BANTUMEN 100 reúne nomes de países como Brasil, Angola, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, fortalecendo a representatividade negra no cenário internacional.