O UXUA Casa Hotel & Spa, em Trancoso, no sul da Bahia, acaba de ser incluído na Gold List 2026 da Condé Nast Traveler, uma das seleções mais prestigiadas do turismo mundial. O resort é o único empreendimento brasileiro a figurar na lista, que reúne os melhores hotéis, resorts e cruzeiros do mundo.
Elaborada pelos editores globais da revista, a Gold List 2026 contempla 73 hotéis. O UXUA também se destaca por ser um dos seis representantes das Américas Central e do Sul, reforçando sua posição de liderança em hospitalidade de alto padrão, design autoral e compromisso com a sustentabilidade.
O novo reconhecimento se soma a uma trajetória consistente de premiações internacionais. Em outubro, o hotel foi eleito pelos leitores da Condé Nast Traveler como melhor resort da América do Sul e o terceiro melhor do mundo. Desde a inauguração, o UXUA acumula 50 prêmios internacionais em 16 anos de história.

Casa Azul do UXUA Maré | Foto: Marta Tucci
Criado em 2009 pelo designer holandês Wilbert Das, ex-diretor criativo da Diesel, e pelo ativista Robert Shevlin, o projeto nasceu da restauração de casas centenárias no Quadrado Histórico de Trancoso. A iniciativa envolveu artesãos e carpinteiros locais, com o uso de técnicas tradicionais e materiais reaproveitados, valorizando a cultura e o saber da região.
Atualmente, o UXUA é formado por 19 casas exclusivas, 16 delas no Quadrado e três à beira-mar, na praia de Itapororoca. A estrutura inclui jardim privativo de 9 mil m², piscina natural de quartzo aventurino, o Vida Lab and Spa, restaurantes no Quadrado e no UXUA Praia Bar, além da UXUA Roça, fazenda orgânica que abastece o hotel.
Em sua justificativa, a Condé Nast Traveler destaca que “o Uxua é ao mesmo tempo um hino a hospedagens mágicas e uma comunidade artesanal inclusiva que valoriza o trabalho de artesãos pataxó e afro-brasileiros. Dezesseis anos depois, Das e Shevlin continuam buscando a utopia com sua filosofia voltada para o planeta e para as pessoas”.

Casa Gulab Mahal | Foto: Ana Bauer
Mais do que um empreendimento de luxo, o UXUA é reconhecido como um exemplo de turismo regenerativo, com foco na preservação ambiental e no fortalecimento do legado cultural local. Com mais de 100 colaboradores, a maioria nascida em Trancoso, o hotel incorpora a hospitalidade baiana como parte central da experiência oferecida aos hóspedes.
Para Robert Shevlin, cofundador do projeto, a presença na Gold List reafirma a relevância do conceito do UXUA. “Este prêmio é uma validação de que viajantes e especialistas valorizam autenticidade, design e sustentabilidade, exatamente os pilares que nós e nossos parceiros locais buscamos promover em Trancoso, como exemplo de turismo responsável para o Brasil”, afirmou.
“Sempre colocamos nossos valores em primeiro lugar, em ações reais. Acreditamos que a viagem deve beneficiar tanto o viajante quanto o destino. O verdadeiro luxo está em criar harmonia entre as pessoas, a cultura e o meio ambiente”, complementa Wilbert Das.