Um dos principais espaços de convivência e cultura do Centro Histórico de Salvador ganhou nova identidade oficial. A partir desta quinta-feira (18), a antiga Praça das Artes passa a se chamar Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba.
A alteração foi formalizada por meio da Lei nº 15.044, assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e publicada na edição da última quarta-feira (17) do Diário Oficial do Estado. A medida atende a um projeto apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que visava o reconhecimento institucional da importância histórica do músico.
Antônio Luís Alves de Souza, o Neguinho do Samba, é considerado um divisor de águas na cultura local.
Neguinho é o pai do samba‑reggae e revolucionou a percussão do Olodum em 1984, com um ritmo que mesclou a base percussiva do samba com a estética do reggae e sonoridades africanas. Ele morreu em 2009.
Sua influência ultrapassou as fronteiras da música, sendo fundamental para a reocupação artística e social do Pelourinho e para a projeção internacional da percussão baiana.
Além da renomeação da praça, o tributo ao maestro pode ganhar formas físicas. Na esfera municipal, tramita na Câmara de Vereadores de Salvador um projeto de indicação que sugere a instalação de uma estátua de Neguinho do Samba no Pelourinho.
Segundo o texto da proposta, a escultura seria um ato de “justiça histórica e cultural”, eternizando a imagem de quem deu nova vida à cultura afro-baiana no coração da cidade.