O cinema brasileiro ganhou um “cabo eleitoral” de peso na corrida pela temporada de premiações. Nesta quinta-feira (18), o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou sua tradicional lista de filmes favoritos do ano e incluiu “O Agente Secreto” entre os selecionados.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado pelo baiano Wagner Moura, o longa aparece na relação ao lado de produções aclamadas globalmente, como “Uma Batalha Após a Outra”, “Pecadores”, “Hamnet” e “Orwell: 2+2=5”.
Ao compartilhar a seleção em sua conta no X (antigo Twitter), Obama escreveu: “Espero que vocês encontrem algo novo para curtir e, por favor, enviem suas recomendações para eu conferir!”.
As 2025 comes to a close, I’m continuing a tradition that I started during my time in the White House: sharing my annual lists of favorite books, movies, and music. I hope you find something new to enjoy—and please send any recommendations for me to check out! pic.twitter.com/T9LFt5fnKG
— Barack Obama (@BarackObama) December 18, 2025
A menção na lista de Obama atenua a campanha internacional de “O Agente Secreto”. A produção já integra a pré-lista de candidatos a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026.
Além disso, o filme acumula prestígio na indústria, somando três indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme Internacional e Melhor Ator em Filme de Drama, para Wagner Moura.