Jovem volta a andar após ficar paraplégico em acidente em piscina no dia do aniversário

Jovem volta a andar após ficar paraplégico em acidente em piscina no dia do aniversário

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 18/12/2025 às 10:55 / Leia em 2 minutos

Um jovem identificado como Luiz Renato recuperou a capacidade de andar após ter ficado paraplégico em decorrência de um acidente ocorrido no dia do próprio aniversário. O caso, que voltou a ganhar repercussão após ser compartilhado nas redes sociais, chama atenção pela recuperação após um diagnóstico considerado definitivo pelos médicos.

O acidente aconteceu em 2020, durante a comemoração dos 25 anos de Luiz Renato. Segundo o relato, após o momento do “parabéns”, ele pulou na piscina e, logo em seguida, perdeu os movimentos das pernas. “No momento do salto, parei de sentir as pernas. Na hora, meu corpo não entendia o que estava acontecendo. Minhas pernas não se mexiam e eu sentia o corpo completamente paralisado”, lembra Luiz Renato, em fala para o perfil Razões para Acreditar.

Luiz compartilhou nas redes sociais o processo de recuperação

Após o acidente, o jovem recebeu o diagnóstico de lesão traumática na vértebra C6, o que resultou em paraplegia. De acordo com Luiz Renato, a avaliação médica foi de que ele não voltaria a andar. “Os médicos disseram que eu ficaria paraplégico pelo resto da vida. Disseram que minha rotina seria usar cadeira de rodas para sempre, utilizar fraldas e viver em uma cama hospitalar. Aquilo foi muito difícil de ouvir”, relata.

Cerca de 40 dias após o acidente, no entanto, os primeiros sinais de recuperação começaram a surgir, quando Luiz Renato conseguiu mover o dedão do pé pela primeira vez. A partir daí, o quadro evoluiu de forma gradual e positiva. “Eu sempre tive muita fé. Eu nasci de sete meses e disseram que eu não sobreviveria. Hoje, tenho 97% de recuperação. Sou uma pessoa que sofreu um acidente, ouviu que ficaria paraplégica e hoje anda. Na minha cabeça, nunca passou a ideia de que eu não voltaria a andar”, completou.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia