O episódio gravado na Ilha de Itaparica do programa Avisa Lá que Eu Vou, apresentado por Paulo Vieira, foi eleito pelo GNT como uma das edições especiais do ano. Em seu perfil oficial no Instagram, a emissora relembrou momentos marcantes da atração, que emocionou o público ao dar voz aos moradores e às histórias da região.
“Ilha de Itaparica é gigante. Na história e na alma. Terra de gente valente que sabe de onde veio e pra onde vai. Carregada de beleza, memória e resistência, palco de luta pela independência, abrigo de saberes ancestrais e território onde a cultura e a religião sempre encontraram chão firme para permanecer”, disse a emissora.
Entre os trechos mais comentados está a conversa de Paulo Vieira com o pesquisador Felipe Brito e com Mestra Aurinda do Prato, referência na preservação da cultura local.
Em um dos momentos mais simbólicos do episódio, ela resume a força da ancestralidade: “Se a gente faz em vida boas obras, para um bom lugar de boas obras o nosso corpo vai se achar”.
Considerado um dos episódios mais elogiados da temporada, o programa mostra Paulo conhecendo personalidades da ilha e mergulhando em tradições históricas, como o culto aos Egunguns, manifestação religiosa de origem iorubá que celebra e reverencia os ancestrais.
Ver essa foto no Instagram