O Edifício Oceania, localizado em frente ao Farol da Barra, em Salvador, receberá uma projeção especial nesta sexta-feira (19), das 18h às 22h, em alusão aos 20 anos do Ligue 180, serviço gratuito de atendimento a mulheres vítimas de violência, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A ação integra uma campanha nacional do Ministério das Mulheres, em parceria com estados e municípios. Na Bahia, a iniciativa faz parte da programação da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), com foco na prevenção e no enfrentamento às violências de gênero.
A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, destacou o simbolismo da projeção em um dos principais cartões-postais da capital baiana. Segundo ela, a iniciativa busca ampliar a visibilidade do Ligue 180 e reforçar o engajamento da sociedade na luta pelo fim da violência contra as mulheres.
O Ligue 180 pode ser acionado por qualquer pessoa para denunciar casos de violência contra a mulher. Além do registro e encaminhamento das denúncias aos órgãos competentes, o canal oferece orientações sobre direitos, legislação e serviços da rede de atendimento, como Casas da Mulher Brasileira, Centros de Referência, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) e Defensorias Públicas.
De acordo com dados do Ministério das Mulheres, entre 30 de novembro de 2024 e 30 de novembro de 2025, o Ligue 180 registrou mais de 1,15 milhão de atendimentos em todo o país, incluindo ligações, e-mails, mensagens via WhatsApp e videochamadas. Desse total, 72.950 atendimentos foram realizados na Bahia.