A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou, nesta quarta-feira (17), que firmou uma parceria com o Youtube para a transmissão da cerimônia do Oscar. O acordo terá início em 2029 e é válido até 2033.
“O Oscar será transmitido ao vivo e gratuitamente para mais de 2 bilhões de espectadores em todo o mundo no YouTube e para assinantes do YouTube TV nos Estados Unidos. O YouTube ajudará a tornar o Oscar acessível ao público global crescente da Academia por meio de recursos como legendas e faixas de áudio disponíveis em vários idiomas”, destacou a Academia, em comunicado à imprensa.
Brasil no Oscar
O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, avançou na corrida pelo Oscar 2026 ao ser pré-selecionado nas categorias de Melhor Filme Internacional e Elenco. O longa integra a shortlist divulgada nesta terça-feira (16) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ao lado de outros 14 títulos, escolhidos entre 86 filmes inscritos.
A pré-seleção mantém o Brasil na disputa pela estatueta pelo segundo ano consecutivo, após o reconhecimento de Ainda Estou Aqui, que encerrou um jejum de mais de uma década. Agora, “O Agente Secreto” segue para uma nova fase de votação, que definirá os indicados oficiais. O anúncio dos finalistas está marcado para 22 de janeiro de 2026. Já a cerimônia de premiação será no dia 15 de março.