Nunca é tarde: EJA da Bahia forma alunos de até 83 anos em cerimônia histórica

Nunca é tarde: EJA da Bahia forma alunos de até 83 anos em cerimônia histórica

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

André Fofano

Publicado em 17/12/2025 às 15:33 / Leia em 4 minutos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta terça-feira (16), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, a formatura de 293 estudantes concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A solenidade, inédita no estado, reuniu formandos, familiares e convidados para celebrar o encerramento de um ciclo marcado pela superação, com alunos formados aos 80 anos ou mais.

As demais escolas da capital, da Região Metropolitana de Salvador e do interior, que somam 44.702 concluintes da EJA, realizarão as cerimônias juntamente com as formaturas do Ensino Médio no dia 19 de dezembro. O evento simbolizou não apenas a conclusão dos estudos, mas também o início de novas possibilidades de futuro para jovens, adultos e idosos que retomaram a trajetória escolar.

Entre os destaques da noite esteve a merendeira Vicência Santos Alcântara, de 83 anos, do Colégio Estadual Manoel Devoto. Emocionada, ela celebrou a conquista após dedicar a vida à criação dos filhos. “Eu comecei a estudar anos atrás só para aprender a assinar o nome, porque ia me casar. Tive os 12 filhos, criei e eduquei todos. Agora, chegou a minha vez e estou muito feliz por ter conseguido concluir os estudos. Ano que vem, eu quero fazer o Enem e, futuramente, cursar faculdade de Medicina Veterinária, que é um sonho antigo“, revelou.

Foto: André Fofano

Outro formando foi o comerciante Pedro Santos Santana, de 78 anos, do Colégio Estadual da Bahia – Central. Para ele, concluir o Ensino Médio pela EJA representa um recomeço. “Eu fiquei muitos anos sem estudar, só me dedicando ao trabalho. Criei os meus quatro filhos, que hoje estão todos formados, até com cursos técnicos. Depois de anos, me deu vontade de estudar, me dediquei muito e, hoje, estou aqui me sentindo realizado. Vejo que esse é um novo recomeço da minha vida, porque quero cursar Direito em uma universidade”, disse.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou o caráter histórico da formatura e a importância da visibilidade para esses estudantes. “É mais um dia histórico da educação da Bahia para comemorar essa nova fase da vida deles. Só em Salvador, reunimos aqui 800 pessoas, entre estudantes e familiares. Mas, na Bahia toda, são mais de 98 mil estudantes da EJA. A gente está dando visibilidade a quem, ao longo da sua vida inteira, foi invisibilizado e não teve oportunidade, seja por conta de questões sociais, do preconceito, do machismo ou de toda essa conjuntura que a gente sabe que atinge as pessoas. Aqui na Bahia, a gente respeita os tempos das pessoas, valoriza essa trajetória e comemora a conclusão do Ensino Médio da EJA”, disse.

Foto: André Fofano

Participaram da solenidade concluintes dos colégios estaduais Manoel Devoto; Sara Violeta de Mello Kertész; da Bahia – Central; Professor Pedro Paulo Marques e Marques; Duque de Caxias; Edgar Santos; Clarice Santiago dos Santos; Thales de Azevedo; e Nelson Mandela.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é destinada a pessoas que não concluíram a educação básica na idade regular, garantindo o direito à aprendizagem e promovendo inclusão. Na Bahia, a modalidade é ofertada em escolas estaduais, unidades prisionais e comunidades de atendimento socioeducativo, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Atualmente, 409 municípios oferecem EJA no estado, atendendo 97.693 estudantes em 1.002 escolas. Para 2026, está prevista a incorporação de mais oito municípios, ampliando a cobertura para 417 municípios.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia