Atriz revelada aos 72 anos, Tânia Maria estreia novo filme no Festival de Roterdã, após sucesso de “O Agente Secreto”

Atriz revelada aos 72 anos, Tânia Maria estreia novo filme no Festival de Roterdã, após sucesso de “O Agente Secreto”

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

@vjucafoto

Publicado em 17/12/2025 às 12:02 / Leia em 2 minutos

A atriz Tânia Maria integra o elenco de “Yellow Cake”, novo longa-metragem do diretor Tiago Melo que terá estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Roterdã (IFFR), na Holanda. O filme será exibido na principal mostra competitiva do evento, que reúne 12 produções e concede ao vencedor o Tiger Award. O festival acontece entre 29 de janeiro e 8 de fevereiro.

Tânia Maria ganhou projeção recente por sua atuação como Dona Sebastiana em “O Agente Secreto”, trabalho que lhe rendeu elogios da crítica internacional, incluindo destaque do The New York Times. Aos 78 anos, a atriz tem uma trajetória singular: iniciou a carreira no cinema aos 72, ao atuar em “Bacurau” (2019), de Kleber Mendonça Filho, após se destacar durante a preparação de elenco.

Dirigido por Tiago Melo, “Yellow Cake” marca um novo passo na carreira do cineasta pernambucano, que venceu o prêmio Bright Future no IFFR em 2018, com “Azougue Nazaré”. Embora mais conhecido como produtor, Melo esteve envolvido em títulos de destaque do cinema brasileiro recente, como “Aquarius”, “Bacurau” e “Boi Neon”.

Estrelado por Rejane Faria, o filme é ambientado em Picuí, no interior da Paraíba, região associada à exploração de “terras raras”. Na trama, um grupo de cientistas tenta erradicar o mosquito Aedes aegypti por meio do uso de urânio. A protagonista, Rúbia Ribeiro (Rejane Faria), é uma física nuclear que integra o experimento secreto que dá título ao longa.

Misturando ficção científica e drama, “Yellow Cake” aborda temas como a exploração de recursos naturais, os dilemas éticos da ciência e a desigualdade social. Além de Rejane Faria e Tânia Maria, o elenco reúne Valmir do Côco, Spencer Callahan, Wolfgang Pannek, Alli Willow, Rosa Malagueta, Galeguinho, Zé Matias e Severino Dadá.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia