A arquitetura baiana gera muitos talentos daqui, mas também acolhe os que escolhem se construir na nossa identidade. Esse é o caso de Tatiana Melo, vencedora do Prêmio Núcleo Destaque 2025 na categoria Apartamento acima de 250m2. Goiana de sotaque soteropolitano de quem foi abraçada e absorvida pela cidade há 20 anos, foi em Salvador que ela conheceu o marido (também goiano), teve três filhos, construiu sua carreira na arquitetura e conquistou prêmios incontestáveis.
Tatiana Melo vence Prêmio Núcleo 2025 com projeto de duplex em Salvador
No moderno apartamento duplex localizado no Horto Florestal, a vista para o mar é emoldurada por um pé direito duplo que ilumina o ambiente. Para equilibrar as vontades do casal proprietário, Tatiana projetou cada ambiente a fim de trazer a robustez masculina que o homem queria, ao mesmo tempo que a leveza de um ambiente mais claro desejado pela mulher predominasse. O resultado foi um projeto contemporâneo com destaques muito interessantes nos detalhes e no uso de tecnologias tanto no design quanto na estruturação.
Filha de dono de construtora, Tatiana começou a carreira na engenharia, mas ainda na faculdade percebeu que seu olhar era muito mais arquitetônico. “Meu pensamento sobre o espaço vai até o mínimo detalhe. Eu vi que isso era uma coisa muito minha, muito intuitiva e que eu conseguia desenvolver melhor através da técnica que adquiria na engenharia”, conta. Essa experiência aplicada ao projeto vencedor deste ano resultou em uma mudança de planta que exigia um cálculo muito específico de estrutura, já que, originalmente, o apartamento não tinha esse pé direito duplo; como também para a implementação de dois elementos essenciais para a identificação do projeto: a entrada em pedra e a escada, que virou uma protagonista da sala de estar.
Tatiana Melo vence Prêmio Núcleo 2025 com projeto de duplex em Salvador
“A parede curva de pedras tem um significado especial pra mim”, declara a arquiteta. “Quando você chega no apartamento, você acompanha o movimento dessa parede que então revela tudo o que ele oferece. Já a escada traz o impacto que esse projeto pedia para impressionar os convidados do casal sem ser uma barreira física no layout do apartamento”.
O projeto é o terceiro troféu da arquiteta, vencedora também em 2021 e 2023 em outras categorias. O primeiro tem um significado especial para Tatiana. Trata-se de uma casa na Praia do Forte. À época, o cliente deixou tudo nas mãos dela. Escolha de cores, materiais e texturas. Ele queria apenas entrar na obra pronta e viver. Depois da primeira noite em que ele e a mulher dormiram na nova casa, o cliente chamou a arquiteta até lá para uma visita. Mas ele chorava nessa ligação. Chorava porque não conseguiu dormir tamanha era sua felicidade de ter um espaço que lhe representava 100%.
Tatiana Melo vence Prêmio Núcleo 2025 com projeto de duplex em Salvador
“Isso me marcou muito porque eu não sei separar quem eu sou como pessoa de quem eu sou como arquiteta. Eu tenho muito orgulho do que construí e eu faço espaços para compartilhar se viver bem. Pra isso, eu preciso observar muito e conhecer muito bem o meu cliente e eu acredito que a habilidade que resultou nesse projeto e que hoje eu também replico em tudo que faço é muito identitária”, declara.
A realidade de uma mãe e o sonho não realizado
Tatiana se define como uma mulher muito prática. “Eu sou mulher, mãe e dona de casa. Então eu levo a praticidade do meu dia a dia aos meus projetos para que eles sejam muito úteis e funcionais”. Com olhar atento, ela acredita que a atenção que dedica às pessoas em geral e na realidade do cotidiano a fazem projetar com mais cuidado e respeito, tanto aos clientes quanto aos projetos e aos pupilos que chegam no escritório.
Questionada pelo Alô Alô Bahia qual conselho daria a essa nova geração de profissionais, ela não economiza. “Essa é uma geração extremamente visual. Eles se comunicam melhor e são muito rápidos. Explorem isso, essa identidade que é de vocês e nunca parem de investir em técnica”. Já sobre o que falta para uma carreira premiada, Tatiana Melo finaliza avistando no horizonte um sonho que ainda não construiu: “uma pousadinha à beira-mar”.
Tatiana Melo vence Prêmio Núcleo 2025 com projeto de duplex em Salvador