Maior festival de projeção mapeada do Nordeste, SSA Mapping cancela edição de 2025 por falta de patrocínio

Maior festival de projeção mapeada do Nordeste, SSA Mapping cancela edição de 2025 por falta de patrocínio

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Camilo Lobo

Publicado em 16/12/2025 às 13:29 / Leia em 3 minutos

Considerado o maior festival de artes visuais e tecnologia do Nordeste, o SSA Mapping não será realizado em 2025. O cancelamento foi anunciado oficialmente, nesta terça-feira (16) pela organização do evento, que citou a falta de patrocínio como principal motivo para a decisão.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a equipe informou, “com o coração apertado”, que não haverá edição do SSA Mapping este ano. O festival, que tem o videomapping como eixo central da programação, projetando intervenções visuais em fachadas históricas da cidade, chegou a reunir cerca de 10 mil pessoas em um único dia, na edição do ano passado, no Comércio.

Além disso, o evento reúne performances musicais, Feira Criativa, com arte e gastronomia, ocupando espaços públicos de forma gratuita e consolidando-se como um dos evento de destaque do calendário cultural da capital baiana. Apesar do sucesso de público e repercussão, a organização afirma que os esforços para garantir apoio financeiro não foram suficientes.

“Seguramos essa notícia até o último instante, tentando de todas as formas viabilizar o festival. Depois de uma edição memorável no Mercado Modelo, em 2024, conversamos com diversas instituições e empresas, despertamos interesse real, mas o apoio necessário não se confirmou”, diz o texto.

O comunicado também chama atenção para a dificuldade de manutenção de projetos culturais gratuitos em espaços públicos e aponta a necessidade de políticas estruturantes. “Projetos culturais gratuitos e realizados em espaço público seguem sem o amparo contínuo que merecem. É urgente pensar na ampliação de políticas públicas de calendarização que garantam sustentabilidade às iniciativas que movimentam nossa cultura”, segue.

A organização ainda faz um apelo ao setor privado, destacando a concentração de investimentos no Nordeste apenas em períodos específicos do ano. “É momento de reflexão para as marcas que, quando olham para o Nordeste, concentram seus investimentos quase exclusivamente no verão e, muitas vezes, em projetos vindos de fora”.

Apesar do cancelamento em 2025, o SSA Mapping projeta um retorno no próximo ano. “Ainda assim, não desistimos – e esperamos que vocês também não desistam da gente. Seguimos com fé e trabalho, certas de que o SSA Mapping voltará a iluminar as ruas da cidade em 2026”, finaliza.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por SSA MAPPING (@ssamapping)

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia