Hospital de Feira de Santana tem dois novos programas de residência aprovados pelo Ministério da Saúde

Hospital de Feira de Santana tem dois novos programas de residência aprovados pelo Ministério da Saúde

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Divulgação

Publicado em 16/12/2025 às 18:09 / Leia em 2 minutos

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, obteve autorização do Ministério da Saúde para ampliar sua oferta de ensino e especialização profissional. A unidade teve dois novos programas de residência aprovados, que passarão a integrar a grade da instituição a partir de 2026.

Ao todo, serão disponibilizadas dez vagas, distribuídas entre as modalidades Multiprofissional em Neonatologia e Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica.

A validação dos cursos ocorreu através de portaria e edital de adesão publicados pelo Governo Federal em 2025. O mecanismo permitiu que órgãos e instituições se candidatassem para ofertar programas de ensino considerados estratégicos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a diretora-geral do HEC, Lívia Leite, a novidade representa uma conquista expressiva para a unidade. A gestora enfatizou que a chegada das novas residências é fundamental para aprimorar a qualificação da equipe e promover uma visão integrada da saúde.

A estrutura de ensino do hospital já conta com históricos de excelência. Paula Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), lembrou que os novos cursos se somam aos programas já consolidados na instituição, que incluem Residência Médica em Pediatria, Cirurgia Pediátrica e Neonatologia.

A expansão das atividades acadêmicas está em consonância com as diretrizes da Rede de Atenção Materna e Infantil Alyne, política pública que visa assegurar o cuidado integral e humanizado a gestantes, puérperas e recém-nascidos. De acordo com a coordenação do NEP, o movimento reafirma o papel do HEC na qualificação da assistência materno-infantil na Bahia.

Vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e gerido pela Liga Álvaro Bahia, o Hospital Estadual da Criança é uma unidade de média e alta complexidade que atende exclusivamente pelo SUS.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia