A foto do ator e diretor baiano Wagner Moura publicada pela Academia do Oscar no último mês de novembro atingiu 1 milhão de interações, de acordo com levantamento da Nexus. Em segundo lugar, a imagem da atriz norte-americana Lili Reinhart teve 3 vezes menos curtidas e 125 vezes menos comentários do que a do protagonista de “O Agente Secreto”.
Corrida pelo Oscar
Fenômeno mundial, Wagner Moura figura entre as principais apostas do Oscar 2026. O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho foi o escolhido como candidato brasileiro para disputar a estatueta na categoria Melhor Filme Internacional.O longa também tem sido citado por veículos especializados como possível destaque em outras categorias, incluindo Melhor Ator. Recentemente, a obra também foi indicada ao Globo de Ouro 2026 nas categorias Melhor Ator em Filme de Drama, Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não Inglesa.
O longa vem recebendo diversos elogios da crítica internacional, com o jornal inglês The Guardian classificando-o como “visual e dramaticamente soberbo” e destacando sua ambição, complexidade e originalidade. Além disso, neste mês de dezembro, Moura foi eleito pelo jornal “The New York Times” como uma das 10 grandes atuações de 2025. A proposta do NYT foi desafiar artistas a expressarem paixões primordiais como amor, ódio, alegria e tristeza, em performances criativas. Entre os nomes selecionados estão Teyana Taylor, Jacob Elordi e Jessie Buckley.
“Quanto mais envelheço, mais procuro trazer de mim mesmo para o personagem. É como compartilhar algo sobre mim, algo em que acredito. Sou uma pessoa muito política e, claro, isso se manifesta nas coisas que faço. Arte e política estão muito próximas”, disse o artista baiano em seu depoimento.