O Ilê Aiyê confirmou promove, no próximo dia 28 de dezembro, a 51ª edição do Festival de Música Negra, que será realizado a partir das 14h30, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador. Com mais de 100 canções inscritas nesta edição, o evento se fortalece como um marco na valorização da música negra, da produção autoral e da afirmação da identidade afro-brasileira, revelando compositores e canções que passam a integrar o repertório do bloco e a história do Carnaval da Bahia.
Na ocasião, serão apresentadas as 16 composições finalistas da competição, que foram inspiradas no tema do Carnaval 2026 do Ilê Aiyê, “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”. Após a apresentação de cada concorrente, a comissão julgadora irá escolher as novas canções que passam a integrar o repertório da Band’Aiyê no Carnaval e em outros eventos do bloco.
Além da Band’Aiyê, anfitriã da noite, o festival também contará com uma apresentação especial do Omo Obá, conhecido por sua forte conexão com a ancestralidade, Candomblé e a cultura africana. Liderado por Ítalo Pereira, o grupo de samba afro-baiano aposta em uma sonoridade autêntica, cheia de percussão e axé.