O Globoplay acabou de lançar na última sexta-feira (12), o documentário “Amazônia Negra: Expedição Amapá”, produção estrelada por Carlinhos Brown que mergulha na cultura do Marabaixo, uma das manifestações afro-brasileiras mais tradicionais da Amazônia.
Gravado no início de 2025, o documentário, dirigido por Marcel Lapa, acompanha o artista baiano em uma jornada de descobertas, reencontros e conexão ancestral com a cultura negra do Amapá, destacando suas semelhanças com a musicalidade da Bahia.
“É uma alegria conhecer de perto essas tradições e ser recebido pela comunidade amapaense com tanto respeito e afeto. Chegar no meio do mundo e encontrar muito da cultura francesa junto a cultura negra, hispânica, portuguesa e compreender que um lugar como esse, com um olhar secular, mantém mais de 90% da sua floresta de pé, me provocou mais ainda”, disse o cantor, que durante as gravações foi reconhecido como embaixador do Marabaixo pela comunidade local, com título oficializado pelo Governo do Estado do Amapá.

Foto: Veve Milk
“O Amapá faz com que um lugar muito simples, mas muito rico, com menos de 1 milhão de habitantes, convide o Brasil a se conhecer. Que bom que faço parte deste olhar observador para trazer novas curiosidades sobre o meio do mundo”, completou.
Durante sua visita ao Amapá, Brown chegou a compartilhar com os fãs parte da experiência nas redes sociais e comentou sobre como a cultura afro-brasileira tem ligações ancestrais independente da região. “Bahia, Amapá, África — territórios ligados por um fio invisível de tambor, que costura nossas almas e reafirma: somos feitos de luta, beleza e som. E cada toque de caixa é um chamado — para lembrar de onde viemos e seguir, de cabeça erguida, compondo o amanhã”, disse.

Foto: Veve Milk

Foto: Veve Milk