A Azul Linhas Aéreas celebrou, nesta segunda-feira (15), seus 17 anos de operação com um voo simbólico que recriou a primeira rota da companhia, realizada em 2008: Viracopos (Campinas/SP) – Salvador (BA). A ação marcou o aniversário da empresa, hoje a maior do país em número de cidades atendidas e rotas domésticas diretas.
O voo comemorativo, operado por um Embraer E2 195, reuniu clientes e tripulantes e teve significado especial ao contar com quatro funcionários que completam 17 anos de empresa em 2025. Entre eles, a comandante Aline Silveira Lima, que ingressou na Azul no mesmo dia do voo inaugural e hoje soma mais de 9 mil horas de voo. Os passageiros foram surpreendidos com a concessão de 17 mil pontos no programa Azul Fidelidade.

Azul completa 17 anos e refaz primeiro voo da companhia com destino a Salvador
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Azul transportou mais de 26,4 milhões de clientes nos dez primeiros meses de 2025, com crescimento de 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. A companhia também figurou entre as mais pontuais do mundo entre junho e outubro, de acordo com levantamento da Cirium.
A empresa destacou ainda a expansão da frota com a incorporação de aeronaves Embraer E2 195, consolidando-se como a maior operadora do modelo no hemisfério Sul. Em paralelo, avançou no processo de reestruturação financeira, com aprovação do Plano de Reorganização pelo Tribunal dos Estados Unidos.

Azul completa 17 anos e refaz primeiro voo da companhia com destino a Salvador
Para 2026, quando completa 18 anos, a Azul projeta seguir com crescimento em suas unidades de negócios. O programa Azul Fidelidade ultrapassou 20 milhões de membros, enquanto a Azul Viagens e a Azul Cargo registraram aumento de receita ao longo de 2025.