Após lotar o Teatro Sesc-Senac Pelourinho, o espetáculo Batuca Raul volta a Salvador em apresentação gratuita nesta segunda-feira (15), integrando a programação do Natal da Prefeitura. O show acontece a partir das 18h, no Palco Anunciação, no Pelourinho, e promete uma celebração vibrante da obra de Raul Seixas a partir da força da percussão da Oficina de Sons.
O espetáculo propõe uma releitura percussiva da obra do Maluco Beleza, unindo a poesia provocadora de Raul à assinatura rítmica intensa da Oficina de Sons. No palco, o público poderá vivenciar o artista para além dos discos, em arranjos que potencializam e ressignificam canções marcantes da música brasileira.
“A obra de Raul vai se manter durante muitos anos porque fala sobre a essência humana. Vendo esse novo formato que a Oficina de Sons vem trazendo, a gente percebe a diversidade e a variedade de sons que Raul pode proporcionar dentro do universo da música. Na Oficina de Sons temos pessoas de várias gerações diferentes, desde adolescentes até pessoas da melhor idade. Então, a gente consegue ver essa conexão de gerações dentro do Batuca Raul com essa sonoridade potente”, afirma Marcos Clement.
Com realização do projeto Oficina de Sons, o espetáculo tem direção geral da percussionista Poliana Coelho e direção musical de Marcos Bezerra. A apresentação conta ainda com a participação especial de Marcos Clement, considerado um dos principais intérpretes da obra de Raul Seixas na atualidade. A cantora Maira Lins, madrinha do projeto, também integra o elenco e interpreta o único samba de Raul, “Aos Trancos e Barrancos”, além do clássico “Meu Amigo Pedro”. Completa o time a musicista Juliana Leite, professora de canto da Oficina de Sons e vocalista do Bailinho de Quinta.
Segundo os diretores, um dos maiores desafios do projeto foi selecionar apenas 20 músicas de um repertório que ultrapassa 300 obras ao longo de 26 anos de carreira. Clássicos como “Gita”, “O Carimbador Maluco”, “Sociedade Alternativa” e “Mosca na Sopa” ganharam novos arranjos, com destaque para pandeiros, cajons e diferentes tipos de tambores, criando uma experiência sonora intensa e contemporânea.
A obra de Raul Seixas carrega influências marcantes da percussão baiana, transitando entre o baião, a capoeira e o rock and roll, sempre evidenciando a Bahia como um celeiro cultural. Suas letras, carregadas de poesia, crítica e autenticidade, foram fundamentais para a valorização de elementos da cultura nordestina dentro do rock brasileiro. Como o próprio Raul costumava dizer, Elvis Presley e Luiz Gonzaga eram “a mesma coisa, bicho”.
“É uma grande honra para nós, do projeto Oficina de Sons, defendermos a obra de Raul, que é tão grandiosa e singular. Especialmente ao levar nossos arranjos para o palco junto a artistas que já são ‘raulseixistas’ há muito tempo e que compartilham conosco a alegria de celebrar essa obra”, diz Poliana Coelho.
Com oito anos de existência, o projeto Oficina de Sons já homenageou diversos nomes da música popular brasileira. Encerrando o semestre 2025.2, o grupo celebra os 80 anos de nascimento de Raul Seixas com mais de 80 batuqueiras em cena. Batuca Raul ecoa o espírito rebelde, livre e provocador que eternizou o Maluco Beleza na história da música brasileira.
Serviço
Evento: Batuca Raul
Data: Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Local: Praça Municipal – Pelourinho, Salvador (BA)
Horário: 18h
Ingressos: Gratuito
Classificação: Livre