O cantor Lulu Santos revelou que foi diagnosticado com uma doença autoimune após enfrentar um susto de saúde no ano passado. O relato foi feito durante sua participação no programa Conversa com Bial, exibido nesta sexta-feira (12), na TV Globo.
Segundo o artista, após duas internações, ele recebeu o diagnóstico de vasculite púrpura, uma condição inflamatória que afeta os vasos sanguíneos, principalmente os capilares, e provoca manchas roxas ou avermelhadas na pele. O quadro o levou a fazer uma pausa na carreira e viver um período sabático.
“Foi um susto de saúde que eu tive no meio do ano passado. Do nada eu apareci com uma vasculite”, contou. Lulu explicou que o diagnóstico demorou a ser concluído e que, inicialmente, chegou a ser tratado como dengue, mesmo apresentando sinais característicos da púrpura.
O cantor disse ainda que a doença afetou sua mobilidade. “Tive também uma coisa reumática, perdi o uso das mãos, não conseguia colocar as meias”, disse. Na época, ele precisou interromper uma turnê que classificou como a maior dos últimos dez anos.
“Cancelei inúmeros compromissos, muitos shows. Fiquei dez dias internado, voltei para casa e precisei ser internado novamente por mais dez dias”, lembrou. Mesmo após receber alta, Lulu revelou que cumpriu alguns compromissos ainda em tratamento. “Fiz o Rock in Rio entupido de corticoide, inchado.”
Os sintomas impactaram de forma intensa sua rotina. “Durante a crise, eu mal conseguia ficar de pé. Tinha um mal-estar permanente por causa da quantidade de medicação. Passei cinco dias sem conseguir comer. Foi a pior situação de saúde que vivi”, afirmou.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram