Um casal americano pediu a ajuda de amigos para importar um pedaço de terra da Irlanda para que o filho deles pudesse dar seus primeiros passos na vida no solo ancestral. Embora nenhum dos dois tenha nascido nem tenha pais irlandeses, os avós de Michael Murphy, de 37 anos, nasceram em Belleek, uma pequena vila no norte do país europeu. As informações são da coluna Page Not Found, no Jornal Extra.
Os amigos do casal, então, pegaram um pedaço de terra do condado de Tipperary, no sul do país, e colocaram numa caixa com destino aos EUA.
O vídeo do ritual viralizou no Tiktok, onde já conta com mais de cinco milhões de visualizações e mais de meio milhão de likes.
Nos comentários, internautas — como é tradicional — criticaram, mas também defenderam o casal de primeira viagem. Na verdade, a maior parte fez piada, como um usuário que falou para o casal “tomar cuidado”: “Trump não vai considerar ela uma cidadã americana”. Outro comentou sobre o perigo ambiental: “Sem querer ser chato, mas sem as permissões adequadas, isso é ilegal e pode ser danoso para ecossistemas locais”.
Na gravação, a pequena Vivieene, de 4 semanas, ainda tem os seus olhinhos fechados, mas, quando aprender a falar, vai poder dizer que já esteve — de certa forma — no país dos seus ancestrais.