São Paulo enfrentou na última semana um fenômeno meteorológico sem precedentes: rajadas de vento de até 98,1 km/h atingiram a capital sem estar acompanhadas de chuva ou temporal, sob a influência de um ciclone extratropical. O registro, feito pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) na Lapa, Zona Oeste, marca a maior velocidade de vento desde 1963, quando o Inmet iniciou esse tipo de medição. Vale destacar que algumas regiões estão sem energia devido aos problemas causados na rede elétrica.
O evento climático causou caos nos aeroportos paulistas e deixou diversos passageiros aterrorizados com turbulências extremas, arremetidas e voos cancelados. Entre as vítimas do susto aéreo, várias famosas usaram as redes sociais para relatar momentos de pânico a bordo.
Virginia Fonseca enfrenta forte turbulência entre SP e Rio
A influenciadora Virginia Fonseca, de 26 anos, passou por momentos tensos na noite de terça-feira (9) durante um voo de São Paulo para o Rio de Janeiro. A apresentadora do programa Sabadou, do SBT, ia para a capital fluminense participar de um ensaio da Grande Rio, escola onde é rainha de bateria, quando o avião começou a sacudir violentamente.
“Vocês não estão entendendo não, olha a turbulência que está dando. O Rio de Janeiro continua lindo”, avisou Virginia aos seguidores em vídeo compartilhado nas redes sociais. Uma das companhias de viagem comentou assustada: “Nossa, gente, hoje está cabuloso.”
Lore Improta fica mais de 2 horas sem conseguir pousar em Congonhas
A dançarina Lore Improta, de 32 anos, grávida do segundo filho com Léo Santana, viveu uma experiência angustiante ao tentar pousar em Congonhas. Após deixar o Rio de Janeiro, a influenciadora enfrentou mais de duas horas de atraso e turbulências intensas.
“Teve um negócio em São Paulo, meu amor. A gente, no Rio de Janeiro, para embarcar para cá, foram mais de duas horas de atraso para pousar esse avião”, contou. “Era cada rajada de vento que a gente recebia dentro do avião, meu amor, que o avião fazia assim, virava de lado, caía”, disse.
A influenciadora descreveu os momentos de tensão durante a tentativa de pouso. “Agora ele não vai pousar, ele vai arremeter. E o cara aumentava a velocidade assim, meu Deus, gente, eu juro! Foi babado”, relatou, elogiando a habilidade do piloto em meio às condições difíceis.
“Quando a gente pousou em Congonhas, era gente deitada no chão, era gente sentada, era gente que a gente não conseguia passar de andar. Os voos todos cancelados e atrasados. Ninguém pousava e nem voava daqui de Congonhas por conta desses ventos”, descreveu.
Mari Gonzalez perde conexão internacional após voo não conseguir pousar
A influenciadora Mari Gonzalez, de 31 anos, teve uma verdadeira saga para chegar à Finlândia ao lado do namorado, o cantor Pipo Marques. O casal saiu do Rio rumo a São Paulo para pegar um voo internacional, mas os planos desandaram completamente.
“Eu peguei um voo do Rio para São Paulo porque nosso voo saía de São Paulo. Peguei de manhã para dar tempo de chegar, e o que aconteceu? O voo não pousou. Ficamos 40 minutos sobrevoando São Paulo. Não conseguiu pousar, retornamos para o Rio de Janeiro”, contou. Segundo ela, além da manobra inesperada, a viagem foi turbulenta. “Sem contar que foi um voo bem conturbado. Fiquei com medo”, admitiu.
Ao voltar ao Rio, Mari percebeu que não havia mais como chegar a São Paulo a tempo da conexão para a Finlândia. “Não tinha voo para chegarmos a tempo. Resumindo: não consegui chegar a tempo, perdemos o voo da Finlândia”, disse. “Foi aquela loucura para encontrar alternativa. Foi uma loucura, mas não desistimos e deu certo. Conseguimos, chegamos.”
Bárbara Evans achou que iria morrer
O relato mais impactante veio da modelo e influenciadora Bárbara Evans, de 34 anos, que descreveu a experiência como “o maior susto da vida”. Em vídeo emocionado publicado nas redes sociais, com lágrimas nos olhos, ela contou que realmente acreditou que morreria durante o voo do Rio para São Paulo.
“Ontem foi o maior susto da minha vida, eu realmente achei que a gente fosse morrer. Só hoje tá caindo a ficha”, revelou Bárbara, emocionada. A aeronave tinha como destino o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, mas enfrentou condições climáticas severas. Segundo Bárbara, ventos de aproximadamente 100 km/h, causados por um ciclone, tornaram o pouso praticamente impossível.
“O piloto tentou pousar em Congonhas mais de quatro vezes”, relatou a influenciadora. Sem conseguir pousar, o avião precisou ser redirecionado para o aeroporto de Viracopos, em Campinas. “A gente foi parar em Campinas, pegamos um carro alugado e viemos até em casa. Porque o pessoal queria que a gente pegasse o voo de volta para Congonhas, para tentar descer em Congonhas, coisa que o piloto [tentou] mais de 4 vezes”, explicou Bárbara, que preferiu não arriscar um novo voo e seguiu de carro.
Após situação que a aterrorizou, Bárbara demonstrou gratidão por ter sobrevivido. “Eu agradeço que a vida segue. Podia ser o encerramento ontem, e não foi. Então tô muito agradecida”, declarou. “Hoje vou valorizar muito mais cada segundo da minha vida. Cada segundo com meus filhos”, prometeu.